sexta-feira, 22 de maio de 2009

Tirando algumas dúvidas sobre a sala de recursos

SALA DE RECURSOS

A sala de recursos é uma sala espeial equipada com materiais e recursos pedagógicos que facilitam a aprendizxagem do aluno. Ela funciona na escola regular em horário escolar, com professor especializado.
Ela tem por objetivo o atendimento individualizado ao educando portador de deficiencia que frequenta a classe regular, permitindo a recuperação paralela de noções ainda não dominadas e o desenvolvimento de trabalho específico de acordo com as necessidades especiais de cada aluno, facilitando-lhe assim, uma melhor participação e integração.
O plano de atendimento na sala de recursos deverá ser feito em entrosamento com o professor da classe comum, respeitando-se como norma, o nível de desempenho do aluno, suas possibilidades cognitivas e suas dificuldades.
Para ajudar o educando a desenvolver seu potencial, o professor deverá usar técnicas variadas e adequadas na utilização dos materiais existentes.

ASPÉCTOS FÍSICOS

Funcionando no mesmo prédio da escola, a sala de recursos deverá contar com barras paralelas ou corrimão que permitam ao educando sua movimentação pela sala. Devido às dificuldades apresentadas, é necessário às vezes o emprego de materiais com resistencia que os da classe regular.
Se o educando utilizar cadeira de rodas, é aconselhavel que a sala de recursos tenha uma cadeira fixa adequada, a fim de mantê-lo em postura correta.

2 comentários:

Anônimo disse...

fernanda, parabens pelo belo material instrucional que esta disponibilizando. gostaria de me corresponder com voce. beijos

Anônimo disse...

Olá Fernanda,

Estou iniciando um trabalho em sala de recurso na minha escola e a sua ajuda foi de muita valia para mim.Este é o blog mais completo que abri, além disso é muito caloroso a forma com que trata os assuntos tornando o nosso trabalho mais gratificante e encorajador. Um grande beijo e sucesso!
Jauelma - Silva Jardim

Pesquisar no blog